Entrevista #3 • Eduardo Maciel •

 Entrevista #3 

• Eduardo Maciel •


Apresente-se para nós: 

 

Sou um cara apaixonado por arte, futebol, pelo mar e sou absolutamente apegado à ideia de Justiça!

 

Conte sua trajetória na arte: 

 

Comecei quando criança e fui evoluindo, até que, em 2017, tomei a decisão de profissionalizar essa minha missão de servir aos deuses da arte!

 

Quais os assuntos preferidos de escrever? 

 

Eu não escolho meus temas. Eles é que acabam me escolhendo. Mas sempre chegam ou através de vivência, ou a partir de observação cuidadosa do mundo.

 

Como é seu processo criativo? 

 

Isso depende da linguagem artística em que estou produzindo. Para escrever um livro o processo é completamente diferente do que uso para dirigir um filme, por exemplo. Cada uma das formas de arte nos traz desafios muito específicos. No entanto, se eu puder achar algo em comum a todas as experiências, direi que o meu principal processo criativo é o da entrega.

 

Conte suas inspirações. 

 

Eu me inspiro em absolutamente tudo. E acho que mesmo para pessoas que não produzem arte, a observação a tudo o que acontece conosco e com os outros sempre edifica. Nós, artistas, somos aqueles que registram essas observações dando a elas uma roupagem lúdica com a adição da nossa própria vivência e subjetividade.

 

Como você defini sua escrita? 

 

Defino minha escrita como a melhor possível no intuito de me conectar de alguma forma com meus leitores. Sobre a qualidade, deixo para definição do público.

 

Como foi a inspiração para escrever a série Sonetos? 

 

Eu sempre amei sonetos, tipo poético criado no século XIII ba Itália. De lá pra cá , ao longo dos tempos, surgiram 19 tipos diferentes de sonetos (com diferenças de métrica e rima). Percebendo a literatura poética contemporânea carente dessa espécie de poema, sobretudo após o modernismo, resolvi engendrar um projeto de resgate cultural envolvendo sete livros (um para cada cor do arco-íris), onde em cada livro proponho uma experiência para além da leitura. E acabo de publicar o quinto livro, o que me enche de orgulho! Quando comecei essa série, não poderia imaginar o sucesso que seria, e sou eternamente grato por isso!

 

Conte sobre seu novo lançamento SonetEDU, como surgiu a ideia de escrever sonetos sobre você? 

 

Surgiu da necessidade de promover um contato mais íntimo com os meus leitores. Percebi que nos quatro livros anteriores as pessoas sempre me perguntavam sobre as minhas motivações, sensações e sentimentos, por trás de cada soneto. Por isso achei apropriado falar sobre quem eu sou por dentro: dores e amores, vitórias e fracassos. Na esperança, é claro, que as minhas experiências possam ser úteis para quem com elas entrar em contato.

 

Qual a parte mais fácil e a parte mais difícil no processo da escrita sobre SonetEDU? 

 

Nada é fácil nessa vida de artista no Brasil, infelizmente. Mas, tirando daí o foco, acho que o mais difícil foi tomar a decisão consciente de me expor tão abertamente. 

 


 Vamos falar de carnaval? O que vem de novidades, os ensaios e sua participação.

 

Ahhhhhh, que pergunta gostosa de responder! Amo o carnaval, a maior festa popular do mundo! Sou diretor e apresentador oficial do GRESE Império da Tijuca, escola de samba carioca tradicionalíssima no Rio de Janeiro, e sempre estou fazendo o entretenimento durante as feijoadas e eventos. Também sou componente da Ala Cheyenne do Cacique de Ramos e diretor artístico do Bloco Pegada de Malandro. Isso além de compositor e intérprete da GRESV Pau no Burro, do Carnaval Virtual. Estou focado agora nos desfiles de fevereiro, torcendo para que o lindo trabalho que fazemos o ano todo (muita gente envolvida) seja um sucesso! Folia tá chegando!

 


Dicas para quem é novato e deseja entrar na arte de contar história. 

 

Acredito que tudo precisa convergir para "se ter uma ideia e estudar sobre ela". Uma vez que a pessoa tenha domínio sobre a língua e faça essa dobradinha, não tem como dar errado.

 

Ping
 pong: Uma palavra e uma resposta.

 

- Eu: nada

- Sonho: morar num barco 

- Inspiração: a vida

- Desejo: que as pessoas se ajudem

- Raiva: não trabalho com esse produto 

- Medo: turbulência durante um vôo

- Ídolo: Madonna 

- Música: as minhas hahahaha 

- Livro: "Eu e Outros Poemas"

- Literatura: brasileira 

- Carnaval: Império da Tijuca 

SonetEDU: um orgulho 

- LGBTQIAPN+: me representa 

- Frase motivacional: tem que conferir a página "Motivação para a vida" no Facebook 

 

Para encerrar: onde comprar seus livros? 

 

Estão disponíveis no formato físico e e-book em diversas plataformas. Mas prefiro que comprem diretamente comigo, por mensagem privada no meu Instagram @eduardomacielartes

 

- Redes sociais @eduardomacielartes (Insta e Face). 

E pra ter uma visão geral do meu trabalho:

www.eduardomacielartes.com.br

 


 

Nenhum comentário