As 20 dicas Para Combater o Bloqueio do(a) Escritor(a).

Tradução da Tirinha L.L.Aves
Bloqueio do escritor, realmente achava que não me aconteceria, afinal tenho tanta imaginação, crio histórias do nada e geralmente veem tão fácil que até chego a me assustar. Porém, "cá" estou eu com meu livro para revisar e várias antologias que quero participar, claro, eu escolhi, já que eram dos temas bastantes interessantes e gêneros que gosto muito. E? Travada!

Resolvi pesquisar para descobrir algo e ajudar a melhorar minha escrita e resolver esse bloqueio, fiz pesquisas em vários blogs, sites e fanpages que falam do assunto e tirei um resumão de tudo que achei legal e que ajudaria acabar com o bloqueio do escritor. A pratica leva a perfeição, então coloquei essas ideias na medida do possível em ação, claro que logo de início não foi fácil, mas relaxando e deixando o tempo fluir voltei a escrever. 

Vamos as dicas:

1. O tempo para escrever.
É muito importante que reserve um tempo para escrever, desde que não seja corrido e a qual possa deixar fluir sua escrita sem a preocupação do horário.
2. Sonhe acordado.
Deixar sua mente vagar nas fantasias são a melhor forma de repor novas ideias.
3. Use o "e se?".
E se ____? E se ____ acontecesse a ____? O que aconteceria se ____?
4. Analise sua história.
Leia, releia e entre nela. Absorva-a e recorde do início que o levou a escreve-la.
5. Leia outras histórias.
Leia. Leia muito e sua mente irá se abastecida de novas inspirações.

“O que faço durante os anos de gestação literária? (…) estou sempre concentrado na captura de ideias, imagens e palavras para a minha história.”– Umberto Eco em Confissões de um jovem romancista




6. Leia citações ou letras de músicas.
Há sempre uma que lhe traga uma inspiração.
7. Escreve sobre algo que lhe aconteceu.
Escreva algo que aconteceu com você vale a pena ler! Escreva sobre algo real, mas dê uma alterada. E se tivesse feito algo diferente? Escreva sobre o que poderia ter acontecido.
8. Crie um personagem.
Isso fará com que sua energia criativa flua, e um enredo virá facilmente. A maneira mais fácil de criar um personagem de um romance é preenchendo sua biografia, isto é, colocar nome, idade, data de nascimento, aparência, personalidade, passado, etc.
9. Escreva de coração.
Você vê escritores de muito sucesso e sonha em ser um? Escreva com sua emoção. Sua força de vontade e perseverança o levarão longe, então, não seja muito duro consigo mesmo por causa de comentários maldosos que alguém que leu seu trabalho fez. Desde que você ache que está certo, está tudo bem.
10. Faça um intervalo.
Se trabalhar demais, nada vai sair. Relaxe, descanse, saia com amigos ou família, ouça música, namorar, comer sua refeição favorita ou seja viva a vida e sua mente flui.
11. Assista filmes e séries.
Ricos de dramas, mistérios, comédias, romances e etc... Além de um divertimento lhe ajuda a arrecadar ideias.
“Esqueça os livros que quer escrever. Pense apenas no que está escrevendo.” – Henry Miller
12. PENSE POSITIVO.
Destaquei essa por ver muita gente negativa que mal começou e se deu por derrotado na primeira crítica ou palavra desmotivadora. "Escritor no Brasil passa fome!" , "Você não tem talento para escrever!" e "Afinal de contas por que você não escreve algo melhor que dê dinheiro!" São tantos desmotivando, você pode ir construindo o hábito de pensar positivo ao acordar de manhã e se olhar no espelho, sorrindo e dizendo "Vou passar por isso. Eu consigo!".

13. Fale com amigos/parentes que escrevam histórias ou fanfictions ou qualquer coisa relacionada ao assunto.
Compartilhe com eles seus textos e peça opiniões! No entanto, se não tiver ninguém que se interesse por sua escrita, não se aflija! É para isso que existem sites como o wattpad, por exemplo!
14. Deixe seus pensamentos fluírem como um filme.
Se tiver uma história iniciada e, ainda assim, acabar travando, apenas se deite e imagine o que já escreveu. Veja-se no local, com os personagens e vivendo a situação. Eu faço muito isso, para voltar ao clima até coloco música.
15. Use planilhas, diagramas visuais e linha do tempo.
Fazer dessa forma é, muitas vezes, muito útil tanto para planejar o básico do enredo quanto para tornar um enredo mais complexo, com finais alternativos, etc.
16. Escreva coisas diferentes de uma vez.
Ter histórias diferentes pode ajudar você a manter seu desejo de escrever. Fuja do mesmo estilo e se desafie a novos gêneros.
17. Use o tempo que for necessário.
Lembre-se, não adianta ficar ansioso. Se algo for criado na pressa e sem total dedicação, não vai sair bom. Por isso, use o tempo que for necessário para escrever suas histórias.
18. Não se sabote.
Nunca pense "Jamais vou escrever de novo". Pode ser que leve um tempo até você voltar, mas vai acontecer, sim!
19. Divirta-se com o que está fazendo.
Se não puder se divertir com a escrita, nunca vai conseguir terminar!
20. Jogue RPG.
Excelente exercício criativo, criar narrativas e jogar com outros poderá desafiá-lo principalmente na questão de improvisar em determinada fase do jogo. Sua imaginação trabalha e ideias surgirão. Claro que há o prazer de jogar e se divertir.
Observações finais:
Vida saudável, boa alimentação e cuidados pessoais ajudam muito, mas se não conseguir estar em dia com nenhum desses itens em sua vida, procure ajuda e tenha uma melhor qualidade de vida.
Nota: RPG é a sigla inglesa de Role-Playing Game, que em português significa "jogo de interpretação de personagens", é um gênero de videogames feito online ou de papel. Consiste em um tipo de jogo no qual os jogadores desempenham o papel de um personagem em um cenário fictício. É um jogo diferente dos convencionais, pois não há ganhadores nem perdedores. Os jogos RPG estimulam a imaginação e o raciocínio lógico, desenvolvem a criatividade, o relacionamento interpessoal e a cooperação mútua. 
Por enquanto essas são as dicas!  
Como disse acima, não tenho tanta experiência (ainda) na escrita. Procuro a cada dia me aprimorar e descobrir novas maneiras e artimanhas. Escrever é tudo pra mim (clichê, eu sei) e vou me esforçar para que meus leitores se identifique com minhas obras.

Até o próximo poste de dicas literárias!

Nenhum comentário