O que é uma antologia?




Talvez você, leitor, esteja agora se fazendo a seguinte pergunta: o que é uma antologia?

Há pouco mais de um ano eu me fazia a mesma pergunta. Nunca tinha ouvido essa palavra antes e não poderia imaginar o quanto agora estaria presente na minha vida. Graças a um convite de amigas foi quando entrei em contato com essa palavrinha estranha e comecei aprender o que ela significava, mas, para os marinheiros de primeira viagem que estão aqui, vou dar uma explicação mais didática, simples e completa o possível.

Para aqueles que gostam de destrinchar palavras, curiosamente o termo “antologia” provém do grego anthos, que significa flor, e lego, que remete a escolher; desta forma, uma antologia seria um “florilégio”, ou seja, uma coleção de flores.


Na botânica, antologia é a coleção de diversas flores selecionadas individualmente, sedo estas cuidadosamente analisadas. Em outras palavras, pode ser interpretada “como estudo das flores”. Mas, apesar disso, não quer dizer que “antologia” esteja relacionada somente à botânica. De fato, ela pode ser usada de outras formas, sempre mantendo o sentido de “conjunto de coisas selecionadas que possuem um ponto em comum”.

Antologia também pode ser um conjunto ou coleção de obras (literárias, musicais, cinematográficas, etc) selecionadas por seu valor ou sua qualidade, e que também possuem uma mesma temática, período ou autoria.

Para a literatura (que é o foco deste blog), uma antologia é uma compilação de textos. Normalmente cada antologia segue um mesmo formato de texto, seja poema, prosa, conto ou crônica. Esse conjunto pode ser acompanhado, ou não, de notas e observações; e os textos são escolhidos de acordo com seu tema, uma mesma vertente literária, ou pode ser mesmo uma obra completa de um único autor.

Falando em história, a antologia mais antiga que se tem ciência foi estruturada por Meléagro, um poeta da Grécia antiga. No entanto, o termo passou a ser usado apenas após o século XVIII, pois antes eram usados termos como “cancioneiro”, “flores”, “florilégio”, “romanceiro”, “silva” e “silvas” para se referir a uma coleção de textos literários.

Nos últimos dois séculos, tem se tornado importante para atividades educativas, além de outras funções, mas não irei entrar em maiores detalhes sobre o assunto.

Resumindo: para a literatura, antologias são coletâneas utilizadas para distribuir histórias breves e romances sintéticos em um único livro a ser impresso e vendido no mercado editorial. Um conjunto de textos diversos em um mesmo livro.
Caso tenha interesse em conhecer alguma antologia, temos algumas com autores famosos no mercado nacional, como “Amor Vampiro”, que conta com contos dos autores Adriano Siqueira, André Vianco, Martha Argel, J. Modesto, Nelson Magrini, Regina Drummond e Giulia Moon, da Giz Editorial.


Outro exemplo é a "Lovecraft: Medo Clássico Volume I", da Editora Darside, que conta com um conjunto de contos de H. P. Lovecratf, criador do tão famoso Cthullu e do Necronomicon.


E quer saber mais? Nossos queridos autores, parceiros e colunistas também são autores de antologias! Quer conhecer quais são? Aí vai a listinha das antologias já publicadas ou em pré-venda:

De Isa Miranda e Fabiana Prieto:
Daemonum Sigillum – Vol. I e II (Hope Editorial) 
00h (site Cyber TV)

De Isa Miranda:
Amor em Sangue (Editora Casa Cultura).


De Fabiana Prieto:
Basta! (PVB Editorial);
Carnivalle (Editora Skull);
Rendendo-se por uma solteirona (Editora Portal);
Das palavras que eu não disse (Hope Editorial);
Encontros & Reencontros (Editora Delirium),
Sereias: Encantos & Perigos (Editora Delirium), 
Proteja-me! (Editora Delirium),
Quando Eles Despertam (Editora Delirium),
Sangue Abaixo de Zero (Editora Delirium);
Aquarela de Emoções (Editora Darda);
Grimm: Contos para sonhos arrepiantes (Editora Arkanus);
Corolário da Alma (Edições Cavalo Café),
Abomináveis Pesadelos (Edições Cavalo Café),
1ª Antologia poética Mulheres (publicação independente);
Cicatrizes na Alma – vol. II (Amazon)
Noite de Arrepios (Amazon)
Noite Feliz (Amazon)
Circuitos de Fadas (plataforma Bilbbo)
Presentes Perigosos (Constelação Editorial)
Espaço Restrito (Editora MODO).



É claro que nossas autoras tem outros projetos em andamento, sejam antologias ou livros independentes, mas isso é assunto para outra postagem. Para saberem mais sobre nossos trabalhos, fiquem de olho na parte “Nossos Livros” aqui do blog.

Obrigada por ler e tenha um bom(a) dia/tarde/noite!


Fontes:


Nenhum comentário