Resenha #1 - A Fortaleza: Mundo Sombrio


Livro: A Fortaleza : Mundo Sombrio
Série : A Fortaleza Tomo I
Autora: Day Fernandes
Editora : Lançamento independente
Gênero : Literatura Brasileira / Distopia / Ficção científica
Local de publicação: Brasília, 2017 - 2ª edição
Número de Páginas : 312

Sinopse: "O sangue é a única saída.

Ano 2070. A escuridão caminha lado a lado com o que restou da raça humana. Após uma guerra nuclear, a vida na superfície terrestre se extinguiu. Habitando gigantescos complexos estruturais subterrâneos, conhecidos como as Fortalezas, os sobreviventes tentam resistir à extinção. Entretanto, na Fortaleza n° 7, um império regado a sangue se ergueu. Medo, sombras e sacrifícios fazem parte dos dias de Camille. Ainda jovem, ela herdou de seu pai a posição de liderança do grupo de rebeldes da Fortaleza n° 7. Contudo, nem mesmo os diários deixados por ele poderiam tê-la preparado para os segredos que acabaria por escavar. Durante uma missão de resgate, Camille salva a vida de um desconhecido, mudando o destino de si mesma e de toda a raça humana. Em um mergulho profundo no coração da Fortaleza, ela descobrirá cenários de terror e mentiras. Nesse Mundo Sombrio, o fim pode vir tão rápido quanto uma batida de coração. A diferença entre viver ou morrer consiste em um único obstáculo: enfrentar as sombras dentro e fora de si. E, claro, sobreviver."


Capa da 1ª. Edição


A história se passa em um mundo pós-guerra nuclear, milhões de vidas perdidas as que restaram tentam sobreviver nos túneis subterrâneos ligando as fortalezas que se espalham pelo mundo. Camille, a protagonista, é uma capitã destemida e determinada a luta com sua resistência. Em torno dela gira toda uma conspiração, onde cada passar de página leva a mais e mais questionamentos.
Os personagens são cativantes, confesso que apeguei-me ao Will e Sarah, a dupla de amigos são, ao meu ver, o porto seguro de Camille.
Há também Adam, que intriga desde o momento que entra na trama, se tornando para Camille uma possibilidade de descobrir as respostas que tanto surgem durante a história.




“Eu os vi cruzando o céu. Um estrondo ensurdecedor pareceu ecoar por todos os lados do planeta. Eu só tinha visto aquilo acontecer nos filmes de ficção científica, mas dessa vez era real. Todos os vizinhos, assim como eu, saíram de suas casas para observar aquela imensa arma revestida de metal rasgar a atmosfera, deixando um rastro de fogo por onde passava. Três mísseis nucleares disparados, passando por cima de nossas cabeças. Não precisava ser nenhum gênio para constatar que aquilo era o começo do fim.”

Ao ler esse trecho do livro o meu pensamento foi: “Nossa, isso realmente é possível de acontecer!” E foi com esse pensamento que levou-me a continuar a leitura dessa obra de Day Fernandes. Eu confesso ter particular queda por temas que mesclam realidade com ficção e o que está sendo narrado tem real possibilidade de vir acontecer. A trama foca na natureza humana, os instintos de sobrevivência são evidentes e as personagens são bem construídos, cada um com sua personalidade e função na trama sem desmerecer nenhum momento os envolvimentos dos mesmos com a protagonista. O peso de igualdade na história faz você ficar cada vez mais cativado por cada um deles.





"A natureza humana é baseada no instinto de sobrevivência, e esse é o mais forte e primitivo impulsor em tempos de guerra. Nas palavras simplórias de meu pai, era matar ou morrer."





O forte da trama são os questionamentos da natureza humana, que em muitos momentos nos leva a refletir qual é nosso real propósito? Por que estamos em conflitos mesmo depois da guerra nuclear, onde a tirania e ânsia de poder insiste em prevalecer? Existem naqueles túneis medos e incertezas. A angustia de viver sem nunca mais ver a luz do sol, um mundo onde o ar, alimento e água são tão disputados que levam pessoas a agirem por instinto e serem capazes de matar em nome da sobrevivência. A lei "o mais forte vence o mais fraco" é unanime em todo desenrolar da trama. Acompanhar as aventuras dessa capitã o seu grupo de resistência é sentir em cada linha receios e dúvidas.






Day apresenta "A Fortaleza: Mundo Sombrio" com muita segurança de quem entende do que diz, afinal há em tantos momentos, fatos baseados de plausível realidade que nos faz sentir todo clima como se estivéssemos lá. Os diálogos são bem construídos, não perdem o foco e flui naturalmente. Cada lugar narrado, cada sensação e, posso ser bem sincera, fiquei muito angustiada em imaginar-me num mundo que tudo é escasso, embaixo de toneladas de terra e pedras, por labirintos que facilmente poderia me perder, tendo que lutar por minha vida e ainda enfrentar governantes que só veem as pessoas como produtos para usar e descartar.

Instigante e inebriante, é assim que defino "A Fortaleza: Mundo Sombrio".

O que senti foi: "desejo ver até onde a trama irá parar, quero mais e mais". Espero ansiosa pela continuação, que a autora finalizou no final do ano passado. "A Fortaleza: Mundo Sombrio" é, sem dúvida, uma história que não perde em nada para as “famosas” do gênero. Uma distopia com um grupo jovem, mas de decisões maduras e corajosas. Os personagens são cativantes em todo momento, e consigo facilmente ver a trama em uma tela de cinema ou uma série da Netflix.

Você pode adquiri o ebook na Amazon


A Fortaleza: Mundo Sombrio




A Autora





DAY FERNANDES nasceu na capital nacional do rock na década de 90 e além de escritora também é psicóloga. Apaixonada por romance, ficção científica e teorias da conspiração, a distopia "A Fortaleza: Mundo Sombrio" foi seu primeiro romance publicado. Além disso, ainda é autora dos romances fantásticos "Uma Ilha no Atlântico", "Uma Maré de Azar!", e da comédia romântica "Os Opostos se Distraem". Day também adora escrever contos e possui publicações em antologias diversas, nos gêneros de terror, sci-fi, suspense, romance e fantasia.
Siga!

Fanpage: @day.autora
facebook: Day Fernandes
Instagram: @day.escritora
Twitter: @day_fernandes
Medium: @dayfernandes
Wattpad: @dayfenrandesdf
Skoobautor: Day Fernandes
SkoobFortaleza: A Fortaleza: Mundo Sombrio

E aguardem que em breve falarei do projeto que a nossa autora irá lançar no Catarse.


By Isa Miranda

Nenhum comentário